Escrito por Pedro Caruso

sexta-feira, fev 04

Como a oscilação do faturamento pode impactar o seu lucro?

Nosso assunto da semana é extremamente relevante. Mas até então não tínhamos ido tão a fundo, como faremos agora, nesse post! Fique ligado!

Hoje o tema é uma loucura. Um tema extremamente recorrente no nosso segmento. Mas a boa notícia, meus amigos, é que TEM SOLUÇÃO para essas oscilações de faturamento!

No final, vamos apresentar um case de um cliente que sofre mensalmente com esse problema e consegue resolver de uma forma extremamente estratégica.

Então vamos ao nosso polêmico e recorrente assunto de hoje.

Afinal, como a oscilação de faturamento pode impactar o seu lucro?

Você pode até negar. Pode até dizer que, hoje, sua empresa é mais estável. De uma forma ou de outra, se você não convive mais com esse problema hoje, certamente um dia já passou por ele. É difícil existir uma empresa que não é impactada por essa oscilação. E a grande maioria das empresas oscila, sim.

Vale destacar, inclusive, que mesmo oscilações mínimas, como 5% de diferença no faturamento de um mês pro outro, também já configura uma oscilação de faturamento, ok?

Tanto que a gente olha algumas empresas, que tem o faturamento aberto na bolsa de valores. O faturamento dessas empresas é extremamente constante, com um pequeno crescimento.

Essa oscilação que a gente percebe na Comunicação Visual é uma característica muito peculiar desse mercado, e que ao mesmo tempo traz pouca previsibilidade para o empreendedor.

Nós, na Hold, não temos esse problema. Nosso faturamento é extremamente estável. Isso nos dá possibilidades. Entre elas, a de poder planejar estratégias a médio e longo prazo.

É, de fato, um grande desafio para o empreendedor da Comunicação Visual conseguir resolver esse problema.

Portanto, vamos debater sobre isso. No final, disponibilizaremos um material real de um cliente que tem esse problema extremamente latente de oscilação. Vamos contar como ele conseguiu driblar esse obstáculo e ter lucro. Vocês vão ficar surpresos!

Então vamos aos tópicos que serão abordados no #HoldBlog de hoje!

  1. Relação entre faturamento e contribuição marginal
  2. Efeito da oscilação a médio prazo
  3. Solução: Case Real de sucesso!
  1. Relação entre faturamento e contribuição marginal

“Faturamento sem métrica auxiliar é pura vaidade”.

“Ah, eu faturo R$ 3 milhões no ano. Faturo R$ 5 milhões no ano.”

Isso quer dizer alguma coisa? Quando uma informação de faturamento vem somente com esse dado, é vaidade. Nada além disso. É preciso ter uma métrica auxiliar que nos referencie se esse faturamento é saudável ou não. E é isso que a gente vai começar a discutir no primeiro tópico.

Faremos agora uma relação entre o faturamento versus a contribuição marginal.

2. Efeito da oscilação a médio prazo

3. Solução: Caso Real de sucesso!

A gente falou que o tema de hoje era uma loucura, né? Curtiram?

Não esqueça de seguir a Holdprint no Instagram!

Atenção: o conteúdo deste texto foi extraído da Live 13: “Como a oscilação do faturamento pode impactar o seu lucro”, apresentada pelo nosso CEO Rafael Ahmann e disponível no canal Holdprint Brasil no YouTube.

Marcadores:

Junte-se a mais de 4.000 usuários que usam Holdprint.

Utilizamos o que há de mais moderno no mundo em inteligência computacional para gerenciar sua empresa.