Escrito por Rafael Ahmann

terça-feira, mar 31

10 erros na gestão de empresas de Comunicação Visual

Empreender sempre foi, e continuará sendo desafiador. Eu tenho bem claro dentro da minha gestão que os problemas nunca irão acabar.

Se me perguntassem: “Como você descreveria as funções do Empreendedor?”

Minha resposta seria: Gestor de problemas!

Nossa rotina como empreendedor é sintetizada em solucionar os problemas de nossa empresa assim que forem surgindo, e assim como outras funções dentro da empresa, o gestor de problemas precisa ter bem claro quais são eles, e qual a sua ordem de prioridade, isto é, qual problema eu devo atacar primeiro.

Pensando nisso, eu montei um ranking com os 10 erros na gestão de empresas de comunicação visual que mais geram problemas para o empreendedor, segundo relatos dos próprios gestores. Vamos lá?

O erro: Saber delegar tarefas e atividades é uma ação determinante para o crescimento sustentável da empresa. Se tudo depende de você a empresa está com sérios problemas, pois você não pode tirar férias e nem ficar doente. Você será o principal gargalo da empresa, chegará um ponto que sua empresa irá parar de crescer pois sua capacidade é limitada em 24h / dia.

Solução: Em primeiro lugar saiba que: TUDO PODE SER DELEGADO! No entanto, nem tudo DEVE ser delegado. Penso que a gestão estratégica deve ser feita por você, todo o resto pode ser delegado. Se uma atividade operacional está sendo feita por você, delegue. Se está tendo dificuldade, você precisa dedicar um pouco tempo em treinar alguém para fazer isso. Entenda que toda vez que você executa uma tarefa operacional, você está deixando de executar uma outra tarefa estratégica, e isso é prejuízo na certa.

FOQUE NA GESTÃO! 

Treine sua equipe para substitui-lo em tarefas operacionais, acredite no potencial de seus colaboradores.

O erro: Muitos empreendedores pensam que seu problema está na venda. Vejamos os cenários:
Meu instalador pediu aumento, eu preciso vender mais!
Minha produção ficou 2 dias parada, preciso vender mais!
Estou sem caixa, preciso vender mais!
Preciso trocar minha impressora, mas para isso, preciso vender mais!

Acredite, em muitos casos, vender mais, apenas está acelerando o processo de ruína da sua empresa. Aumentar as vendas precisa ser sinônimo de crescimento, e não para resolver problemas. Quando você relaciona vender mais com problema resolvido, acredite, o problema é outro.

Solução: Em primeiro lugar você precisa entender qual o verdadeiro problema, não sobra dinheiro? O faturamento é inconstante? Desperdício de material? Você não tem caixa para investir na sua empresa? Eu preparei um material para você entender alguns problemas que podem estar ocorrendo na sua empresa e que a levam a tomar prejuízo, recomendo você o ler!

O erro: Este é um problema que ocorre em praticamente todas as empresas, e ao mesmo tempo eu tenho certa dificuldade em entender como é possível. A comunicação visual é a materialização de um canal importantíssimo do marketing de várias empresas, mas a própria empresa de comunicação visual não faz isso disso. Muitas empresas não sabem a diferença entre Marketing e Vendas. Eu acredito que nenhuma empresa deveria operar sem investir no marketing, pois ele que trará o Norte de como toda empresa deve trabalhar, isto é, qual o seu propósito, se você não tem marketing, você opera sem propósito.

Solução: Você deve estar se perguntando, como investir em marketing se é tudo muito caro. Eu lhe digo que hoje em dia, com o marketing digital, você consegue impactar muitas pessoas com um investimento mínimo. Caso você não sabe por onde começar, eu lhe recomendo ler este material, desenvolvido pela empresa RD Station, a maior plataforma da América Latina para automação de marketing digital. Você irá descobrir um mundo novo e cheio de possibilidades.

O erro: Pense no problema, você está com vários JOBs na produção, mas seu financeiro está baixo, e o cliente liga aprovando a entrega de um grande pedido e lhe pergunta. – Você me entrega quando? Aí, com medo de desagradar o cliente e quem sabe inviabilizar a venda, você literalmente “inventa” uma data imaginária, sem analisar a verdadeira capacidade produtiva atual de sua empresa. Aí torna-se uma loteria, pode ser que você acerte e tudo fica perfeito, mas errando, o caos vai imperar, o fluxo de caixa vai descompassar, e o cliente pode nunca mais voltar.

Solução: Você precisa investir em um controle e gestão da produção. Com o mercado cada vez mais competitivo, entregar no prazo não é diferencial, é obrigação. Invista em uma boa metodologia que entenda as peculiaridades que a comunicação visual tem. Um grande erro é adequar métodos produtivos de empresas que possuem linha de produção tradicional, a comunicação visual não funciona assim, todos os produtos e processos são especiais, e sua gestão da produção precisa ser pensada para isso.

O erro: Não saber aonde você quer e deve chegar é um erro que pode estar impactando o crescimento e a sobrevivência de seu negócio.
Quanto sua empresa deve faturar este mês?
Quanto cada vendedor deve vender?
Qual a produtividade que o processo de impressão deve ter?
Quanto você pode investir em marketing este mês?
Quantas ligações seus vendedores devem fazer por dia para atingir a meta?

Se você não sabe a respostas para essas perguntas, você está com sérios problemas na gestão de seu negócio.

Solução: Implemente um modelo de metas baseadas no que você deseja atingir. Eu montei um material de como gerenciar sua empresa baseada em métricas, ele vai te ajudar a acabar de uma vez por todas esse problema que afeta a gestão de sua empresa de comunicação visual.

O erro: Em mais de 12 anos trabalhando exclusivamente com empresas de comunicação visual e gráficas digitais, temos a convicção que a grande maioria das empresas não fazem ideia de como precificar seus produtos de forma correta. Muitas vezes utilizam referências de mercado, ou usam mão de metodologias empíricas para chegar a um preço que consideram correto.

Solução: Aplicar uma metodologia eficiente e que reflita as características específicas que a comunicação visual tem, é fundamental. Hoje é unânime que a metodologia de custeio RKW tem a melhor assertividade no cálculo do preço final e no gerenciamento de ponto de equilíbrio. Se você não sabe como fazer isso, leia nosso eBook – Formação de Preço de Venda na Comunicação Visual, e torne-se um especialista em custeio.

O erro: Muitas vezes você tem a sua disposição uma série de informações e simplesmente não as analisa e acaba tomando suas decisões baseadas em “feeling”, naquilo que você acha, e não aquilo que realmente é. Nossa percepção sobre os fatos pode em muitas vezes nos enganar e nos levar a tomar medidas impulsivas do que aconteceu em um momento pontual, que não refletem o cenário de fato.

Solução: Utilize os dados a seu favor, conforme relatado no erro 6, defina indicadores e os use a seu favor para entender de fato quais ações medidas precisam ser tomadas. Sistemas de informações como ERPs e CRMs podem ser um grande aliado para a aplicação destas medidas.

O erro: Não identificar seu perfil como gestor e focar seu trabalho como um gerente de produção. Muitas vezes, o empreendedor sente-se mais confortável em um ambiente que domina muito bem, que é a produção de seu produto. No entanto, esta é apenas uma fase de todo o processo de gestão da empresa, muitas áreas necessitam de atenção, como Financeiro, Marketing, Comercial, etc. Focar somente em um dos setores, pode acabar com seu negócio.

Solução: Entenda que sua posição de empreendedor irá exigir de você trilhar caminhos desconhecidos, mas somente com dedicação e estudo você irá desenvolver suas habilidades como gestor. Criei uma agenda e monitore o tempo que tem dedicado para a gestão e para tarefas que não agregam diretamente para o crescimento e sustentabilidade de sua empresa. Se a maior parte do tempo você estiver focando na gestão, você está no caminho certo, caso contrário, volte para o Erro 10 e pratique diariamente.

O erro: Há muita confusão por parte dos empreendedores em acreditar que todos os sistemas de gestão são iguais e entregam a mesma coisa, se você pensa assim, a primeira coisa que eu digo é: NÃO CONTRATE ANTES DE ENTENDER AS DIFERENÇAS. Não existe o melhor sistema do mercado e sim aquele que atende de fato suas necessidades.

Solução: Você precisa levantar os objetivos na gestão que sua empresa quer atingir, e em um estudo detalhado, identificar quais sistemas irão lhe auxiliar de fato a atingi-los. Quando isto estiver definido, você começará a perceber as diferenças entre as soluções de mercado. Um sistema que não entregue os objetivos que você procura, irá prejudicar o crescimento e sustentabilidade do seu negócio, ao invés de ajudar.

O erro: Este é o erro número 1, e vou te explicar o porquê. Além de ser o erro que mais ocorre, ele tem um poder devastador dentro da empresa. Imagine todos os erros e problemas relacionados acima, mas multiplicado por 10 vezes. Isso mesmo, quando a empresa cresce, os problemas crescem com ela também. E aquilo que você sozinho conseguia “enxergar”, agora com 10x mais colaboradores e clientes, ficará totalmente fora de controle, quando você perceber, sua empresa estará um caos, a beira do precipício, e você nem vai perceber, pois não possui gestão do seu negócio.

Solução: Bom, aqui o desafio também é o maior de todos, você terá de mitigar todos os erros acima para que tenha um crescimento sustentável e perpetue o seu negócio. Tenha em mente que ser o gestor da empresa é uma função e alguém precisa exerce-la, com metas e tarefas bem definidas, se ninguém a fizer, seu negócio mais cedo ou mais tarde vai se tornar insustentável.

Quando se pensa em empreender, muitas vezes os primeiros cenários que vem a nossa mente é de liberdade e prosperidade.

Eu lhe respondo com toda convicção: SIM! É ISSO MESMO.

No entanto, juntamente com isso, vem uma grande RESPONSABILIDADE. Sob nossa gestão, devemos incorporar todas as famílias e clientes que dependem de nosso trabalho, e nada mais junto que perpetuarmos o nosso trabalho, logicamente que nenhuma empresa nasce para falir.

Gosto muito de usar mão de uma frase:

“Pequenas mudanças geram grandes resultados”

Você empreendedor, assim como eu, não podemos esmorecer, torne a gestão de seu negócio uma prioridade na sua empresa, aja com embasamento e usufrua de um negócio rentável e sustentável a longo prazo.

Marcadores:

Junte-se a mais de 4.000 usuários que usam Holdprint.

Utilizamos o que há de mais moderno no mundo em inteligência computacional para gerenciar sua empresa.